970×90

Presidente Obama assina ordem executiva durante café da manhã em Boston

Obama

“É sempre bom estar de volta à Boston, especialmente quando a temperatura é boa como a de hoje”, disse o Presidente Obama, ao saudar os participantes no café da manhã com os sindicatos. Vestindo camisa sem gravata e com as mangas enroladas, ele mostrou-se confortável e até mencionou que ‘’Tom Brady estava livre,’’ referindo-se aos recentes problemas do jogador com a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL).

O Presidente Obama esteve na cidade para assinar a ordem executiva que obriga os empregadores federais a oferecerem até uma semana de licença remunerada por motivo de doença. A cidade de Boston foi escolhida porque, em julho passado, esta lei foi aprovada, no estado de Massachusetts, depois de ganhar, em novembro de 2014, apoio majoritário da população votante.

A partir de então, as companhias com 11 ou mais empregados devem oferecer licença remunerada por motivo de doença para todos os trabalhores (meio ou período integral). Os trabalhadores ganham uma hora de licença por doença de cada 30 horas trabalhadas e podem ganhar até 40 horas por ano. A ordem executiva de Obama permite que trabalhadores tirem licença também para cuidar de familiares doentes. A lei entra em vigor para contratos assinados a partir de 2017.

A decisão presidencial foi anunciada durante o café da manhã do Labor Day – Dia do Trabalhador – oferecido anulamente pelo Greater Boston Labor Council (Conselho dos Trabalhadores da Grande Boston). Segundo Steve Tolman, presidente do AFL-CIO (American Federation of Labor – Congress of Industrial Organizations), ‘’esta é uma iniciativa incrivelmente positiva para trabalhadores e suas famílias em todo o país e estamos honrados de ter o presidente anunciando esta iniciativa aqui, em Massachussets, onde temos tido grandes vitórias que vão melhorar o nívle de vida dos trabalhadores”.

A cidade de Boston também decidiu, recentemente, a garantir seis semanas de licença paternidade para trabalhadores municipais não-sindicalizados.

Estiveram presentes no café da manhã os senadores de Massachusetts Elizabeth Warren e Edward Markey, a Procuradora General, Maura Healey, e o Prefeito de Boston, Marty Walsh.

Texto e foto: Marcia Cruz-Redding

About The Author

Related posts

Deixe um Comentário

Translate »