970×90

Perigos de Monóxido de Carbono (CO), geradores portáteis, fogão a gás e a carvão

Inalação de Monóxido de Carbono pode ser fatal e casos acontecem principalmente no inverno

Funcionários e técnicos do Conselho da Saúde Pública do Estado de Massachusetts avisam residentes sobre os perigos do monóxido de carbono e de eletricidade no inverno. O funcionamento de geradores a gasolina, óleo ou outro tipo de combustão elétrica produzem monóxido de carbono que representa um grande perigo de saúde se usado dentro de casa sem ventilação apropriada.

O uso de fogões a gás e a carvão como fonte de aquecimento não é recomendado desde que ambos produzem monóxido de carbono e não são ventilados adequadamente ao ar livre. NUNCA use um gerador dentro de casa, garagem, espaços apertados, galpões ou áreas semelhantes, mesmo com o uso de ventiladores ou abrindo portas e janelas para a ventilação. Níveis mortais de Monóxido de Carbono podem rapidamente se acumular nestas áreas e permanecer por horas, mesmo após o gerador ter sido desligado. O Monóxido de Carbono pode causar dano severo ou morte se o escape dos geradores em funcionamento não estiver ventilado adequadamente.

Siga as instruções que vêm com o gerador. Instale a unidade do lado de fora e longe de portas, janelas e ventilações que possam permitir que o Monóxido de Carbono passe para o interior.  Se você começar a não se sentir bem, com tontura, ou fraco enquanto estiver usando um gerador, saia ao ar livre IMEDIATAMENTE. NÃO ESPERE. O Monóxido de Carbono emitido por geradores pode te matar rapidamente.

A lei do Estado de Massachusetts requer a instalação em todas as casas de detectores de monóxido de carbono operados a pilhas ou detectores elétricos e a pilhas como segunda opção, de acordo com as instruções do fabricante. Os detectores de monóxido de carbono devem ser certificados de acordo com os requisitos dos padrões de segurança em vigor (UL 2034, IAS 6-96, ou CSA 6.19.01).

Perigos elétricos
Os geradores também representam um risco de choque e eletrocussão, especialmente se operados em condições úmidas. Se você tiver que usar um gerador quando estiver chovendo, proteja o gerador da umidade para evitar perigos de choque e eletrocussão, mas faça-o sem operar o gerador dentro de casa ou próximo a ventilação de qualquer prédio que possa estar ocupado para evitar o perigo de Monóxido de Carbono. Opere o gerador debaixo de uma estrutura aberta, tipo tenda, coberta somente na parte de cima, numa superfície seca onde a água não possa alcançá-lo, formar poças ou escorrer debaixo dele. Se suas mãos estiverem molhadas, seque-as antes de tocar o gerador.

Ligue aparelhos domésticos ao gerador usando cabos elétricos potentes de extensão que sejam específicos para o uso ao ar livre. Confira que a média de voltagem de cada cabo exceda a voltagem total de todos os aparelhos ligados a ele. Use cabos de extensão com cumprimento suficiente para permitir que o gerador seja instalado ao ar livre e longe de janelas, portas e ventilações da casa ou outras estruturas que possam estar ocupadas. Verifique que cada cabo esteja perfeitamente intacto em todo o seu cumprimento e que a tomada tenha três saídas. Proteja o cabo de ser pressionado ou comprimido se for passado por uma janela ou porta.

NUNCA tente trazer eletricidade para sua casa ligando o gerador a uma tomada, uma prática conhecida como “backfeeding”. Isto é extremamente perigoso e apresenta um risco de eletrocussão aos funcionários de serviços públicos e vizinhos servidos pelo mesmo transformador público. Além disso, também anula o efeito de alguns dos dispositivos de proteção do circuito existente na casa.

Imagem meramente ilustrativa

About The Author

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Translate »