970×90

New England Community Center comemora 1º ano com jantar de gala

Há cerca de um ano, um grupo de brasileiras fundaram o New England Community Center – NECC, estabelecido em Stoughton, cidade que fica no South Shore e é uma região com milhares de brasileiros que até então não tinham uma representação comunitária, lacuna que foi preenchida com o NECC.

“Trabalhamos em conexão com as igrejas, sejam católicas, sejam evangélicas na questão de dificuldades que venham surgir em nossa comunidade, seja fazendo coletas de alimentos, roupas, etc. Temos uma parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Boston e somos um ponto de recolhimento de documentação e entrega de documentos sem que o interessado precise ao Consulado. Além disto, a vice-Cônsul comparece duas vezes por mês para atendimentos diversos, principalmente problemas de documentação brasileira. Encaminhamos todos os problemas que nos chegam aos órgãos competentes e para entidades que trabalham com violência doméstica, pequenas causas, procuradoria do Estado e nos casos de imigração encaminhamos aos advogados cadastrados em nossa lista. Quando é seguro de saúde enviamos ao posto mais perto para uma consulta com agente do Masshealth. A assistência social tem sido realmente o nosso carro chefe, pois a demanda é muito alta e neste momento as pessoas nos procuram para pedir auxílio de como se estabelecer com suas famílias e indicar caminhos corretos de como obter ajuda. Nossos dados registram mais de mil atendimentos neste primeiro ano de portas abertas”, diz Lidia Souza, presidente do NECC. “O New England Community Center é um sonho de muitas mulheres por 16 anos e durante este tempo juntamos forças e no ano de 2015 colocamos em prática a busca pelo local, recursos e reconhecimento no estado e no federal”, continua.

Os projetos são muitos e foram colocados em prática. Na educação tem a Aquarela do Brasil, que é uma escola de português para crianças, projeto que foi elaborado com uma aluna da Universidade Católica Pólo Boston, com o apoio da própria universidade e da Secretaria Municipal de Cariacica, ES. São 60 crianças inscritas estudando português duas vezes por semana.

“Criamos um curso de inglês para nossa população, oficinas voltadas para arte e para o teatro gratuitamente para crianças e um curso de dança e forró”, afirma Lidia.

Na área da saúde mental foi criado o Grupo Solidariedade, cuja missão é informar, educar e ao mesmo tempo criar, promover e apoiar iniciativas que visam promover a saúde mental, com a ajuda do brasileiro Leonardo Batista, um psiquiatra que é professor da Brown University em Rhode Island. O setor vem fazendo cursos específicos na área com prevenção ao suicídio, primeiro socorros em casos de emergências psiquiátricas e como abordar o tema em momentos de crises, especialmente na prevenção de drogas e overdose.

Todas as pessoas que trabalham no NECC são voluntárias e as histórias deste primeiro ano foram marcantes e algumas delas emocionantes. O NECC sobrevive de doações, das aulas de inglês, português e forró.

“Os nossos sonhos são muitos e acreditamos que vamos conseguir ampliar o NECC com mais atividades voltadas aos jovens, adultos e idosos. Mas sabemos que para chegarmos a este nível ainda precisamos fortalecer nossas bases. Nossa meta é aplicar para obtermos verbas que serão destinadas para cada área e trazer mais serviços para atender as demandas da
comunidade que a cada dia vem crescendo”, conclui Lídia Souza.

O jantar de gala que comemorará o primeiro aniversário do NECC será no sábado, 11 de junho às 7 PM, e os ingressos que custam US$ 80, podem ser comprados através do telefone 617.678-3658. O Jantar de Gala será no Lombardo’s – 6 Billings Street, Randolph – MA 02368. O traje é formal.

Prestação de serviço
New England Community Center 
753 Washinghton Street  2 floor
Stoughton, MA – 02072
781.436-3190
www.newenglandcommunitycenter.org
Atendimento
De segunda à sexta-feira das 4 PM às 9 PM
Sábado das 9 AM às 1 PM

Diretoria do New England Community Center
Lidia Souza – Presidente
Katia Silva – Vice-presidente
Lia Rezende – Tesoureira
Ana Vaz – Secretaria
Simoneide Almeida – Cultura
Ana Vaz, Andreia Mourão e Tereza Ramos – Educação
Ana Paula Silva – Saúde
Lidia Souza e Katia Silva – Assistência Social
Kim de Melo e Maria Lopes – Contabilidade e Administração
Marcia Previatti – Publicidade

Publicado anteriormente no JornaldosSportsUSA.com

About The Author

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Translate »