970×90

Não caía em golpes na internet

Scam check fraude

A brasileira Soraia Mendes foi contatada por uma mulher chamada Lilian Martins que viu o seu classificado nos Craiglist onde oferece serviços de house cleaner e baby sitter. Lilian queria que Soraia limpasse a sua casa e cuidasse do seu filho quando ela chegasse em Boston com seu marido e filho pequeno. O contato foi feito por e-mail assim como as negociações de preço e condições.

Num outro e-mail, Lilian pede para Soraia enviar seus dados e e endereço e que enviaria um cheque no valor de US$ 2,450 mil correspondente ao pagamento de seus salários e que portanto seria emitido por uma empresa.

Soraia deveria depositar o cheque que veio do Canadá, reter os US$ 800 que seria o seu pagamento e devolver o restante para um determinado endereço apontado por Lilian. Dias depois disto, Soraia foi avisada pelo banco onde tem conta que o cheque depositado era falso e que ela precisava cobrir a conta. “Até hoje me pergunto como cai neste golpe, pois a história é tão bem montada que não há como desconfiar de nada. A pessoa mandou fotos da casa e até como deveria proceder para mandar o troco do cheque por money order. Conversei com diversas pessoas que também foram procuradas e algumas delas caíram no mesmo golpe. Tive que usar algumas economias para cobrir a conta no banco e o pior é que nem tenho como reclamar de nada. Fui na polícia e o detetive me disse que há centenas de casos semelhantes”, disse Soraia.

Recomendações
Não caía em golpes
– Não forneça seus dados pessoais – endereços, telefone, e-mail, número de documentos conta corrente bancária a ninguém
– Não preencha formulários na internet
– Não pague nada a ninguém antecipadamente por vagas ou promessas de empregos
– Não responda e-mails que oferecem dinheiro ou vantagens financeiras – é fraude
– Se receber cheques para desconto e envio do dinheiro, jogue fora, pois pode ser um golpe
– Não empreste ou use sua conta para depósito ou saque de cheques ou dinheiro pois sua origem pode ser criminosa ou lavagem de dinheiro
–  Se nada disto funcionar com você, se pergunte por que alguém que não te conhece te mandaria um cheque ou depositaria dinheiro na sua conta?
– Para saber mais sobre fraudes, roubo de identidade e golpes na internet clique aqui e aqui.
– Na dúvida consulte um advogado. Ou chame a polícia…

Para preservação de identidade, os nomes foram trocados
Foto meramente ilustrativa

About The Author

Related posts

Deixe um Comentário

Translate »