970×90

Escola Caminho do Saber ensina português em Everett

A Escola de Português Caminho do Saber em Everett, que a mais de 14 anos ensina português para crianças filhos de brasileiros. Mais de mil estudantes já passaram por lá. Confira a comovente história de esforço e dedicação de professoras e mestras do saber.

Se há uma coisa que Marileia Gomes fala com satisfação e prazer é da Escola de Português Caminho do Saber. Integrante participativa da Comunidade Católica da Igreja de Santo Antonio em Everett – onde funciona a escola, Marileia fundou a entidade em 2001, depois de uma conversa com o padre Antonio Carvalho que na ocasião era o pároco da igreja e que viu a necessidade de se ensinar português aos filhos dos brasileiros, porque havia dificuldades das crianças participarem da Catequese pois não liam e nem escreviam em português, já que o material vinha todo do Brasil.

“Então eu a Rosa Ramos que foi orientadora educacional no high school, fomos ao padre Antonio e falamos para ele que íamos criar a escola para ensinar português para as crianças. Isto foi em setembro de 2001 e começamos com 35 alunos entre 7 a 12 anos. A receptividade da comunidade foi muito boa e no começo era somente para alunos filhos de pais católicos. Hoje temos alunos cujos pais freqüentam diversas igrejas e não discriminamos ninguém por causa da religião e também não falamos em religião com os nossos estudantes. São cerca de 90 alunos e cada ano tivemos em média 100 alunos. No nosso currículo só ensinamos português e contamos um pouco da nossa história baseado no calendário e nas datas cívicas brasileiras e cada professora tem um plano de curso. As crianças chegam na escola sabendo ouvir e falar e é gratificante ver como depois escrevem e lêem português e na atual turma as idades variam entre seis e 16 anos”, disse Marileia Gomes que é a diretora responsável e administrativa da escola.

O currículo educacional abrange os níveis Alfabetização, Iniciante I, Iniciante II; Intermediário I, Intermediário II e Intermediário III e cada módulo dura um ano e o aluno só é promovido se a professora aprovar e o índice de repetência é em torno de 5% dos alunos.

As aulas acontecem às sextas-feiras com duração de 2.30 horas e o ano letivo acompanha o sistema educacional americano, cada aluno paga uma mensalidade de US$ 50 que serve para cobrir os custos operacionais da escola. Sempre nas classes há alunos americanas que optam pela escola para aprender português e a cada aluno é aplicado um teste para determinar em que nível vai se adequar e começar o aprendizado da língua.

“Não dá para imaginar a alegria quando alguns pais que já foram embora para o Brasil nos escreverem dizendo que a adaptação dos seus filhos foi fácil pois já chegaram alfabetizados, escrevendo e falando português. Sem contar os que já conseguem ler em público e particularmente sou gratificada porque meu filho que foi alfabetizado aqui na escola, prestou vestibular no Brasil e passou e tudo o que ele aprendeu foi aqui, sendo que o português é a segunda língua dele e de todos os alunos que aqui estão, há outros casos de estudantes que prestaram vestibulares em diversas cidades brasileiras e passaram. É emocionante a cada fim de ano e de época letiva quando os alunos homenageiam seus pais, os professores e também por ouvir cada um deles falando português o tempo todo aqui na escola”, completa Marileia Gomes.

A Escola de Português Caminho do Saber tem também no seu staff Jucilene de Souza e Janice de Souza Pereira que são as coordenadoras educacionais e as professoras América Portela, Raquel Brumatti, Luciana Papin, Ronald dos Anjos Mourão, Mauro Guimarães, Claudete Chaves, Rachel Costa e Edvirges Carvalho.

As inscrições estão abertas pessoalmente ou através no telefone e endereço abaixo. As aulas começam nesta sexta-feira, 11 de setembro.

Prestação de serviço
Escola de Português Caminho do Saber
38 Oakes Street
Everett, MA
617.387-1393
comunidadeigrejasantoantonio@yahoo.com

About The Author

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Translate »