970×90

Como obter visto dos EUA para quem está no Brasil

O número de vistos para brasileiros nos Estados Unidos em 2014 bateu recorde. Foram 1,075 milhão de vistos concedidos pelas representações diplomáticas americanas no Brasil. O recorde anterior foi de 1,039 milhão em 2012.

Para quem tem parentes e familiares no Brasil e quer saber como obter o visto para os Estados Unidos, siga o passo a passo, válido até que as autoridades dos dois países decidam-se pela isenção, que atualmente depende exclusivamente do Brasil que deve aceitar as condições americanas.

Formulário
Para obter o visto americano é necessário preencher o formulário de solicitação DS-160, que está disponível somente na versão on-line, no portal do Departamento de Estado. As perguntas estão em inglês e uma versão traduzida aparece quando o cursos é posicionado sobre o texto. O formulário é longo e pode-se salvar as informações para ser preenchidas em outro momento.

Informações e documentos necessários
Tenha em mãos o seu passaporte válido; informações de viagens anteriores aos Estados Unidos – se houver; informações sobre trabalho atual e/ou currículo escolar e dados sobre o itinerário da viagem. Selecione a cidade onde a entrevista será realizada pessoalmente na unidade consular que pode ser no Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Agendamento da entrevista
O agendamento da entrevista pode ser feito diretamente clicando aqui ou através do call center. As solicitações são individuais através do formulário DS-160, assim como o pagamento da respectiva taxa.

Pagamento da taxa
Durante o agendamento é necessário para a taxa do visto – MRV. A taxa é de US$ 160 para o visto de turista que pode ser pago com cartão de crédito ou via boleto bancário. Guarde o recibo de pagamento para fazer o agendamento. Para saber os valores de outras modalidades de visto clique aqui.

Fotografia e impressões digitais
Além da entrevista no consulado, é preciso agendar a visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), que deve ser feita na semana anterior à entrevista na Seção Consular. Lá são tiradas as fotos e coletadas as digitais. É importante levar o recibo de pagamento da taxa MRV, o passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir da data da viagem e passaportes anteriores, além da confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais – nestes casos, o solicitante ou seus representantes deverão entregar, além dos outros documentos, uma fotografia 5X7 no centro de atendimento.

Entrevista
No dia da entrevista, o solicitante deve comparecer à embaixada ou a um dos consulados com o passaporte válido e os passaportes anteriores e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. Outros documentos que demonstrem condições financeiras para custear a viagem e retornar ao Brasil e que evidenciem vínculos com o país, como passaportes de membros da família, carteira de trabalho e declaração de imposto de renda, podem ajudar a obter o visto. Menores de idade podem entrar com acompanhantes. Pessoas com menos de 15 anos ou mais de 66 anos ou que pedem renovação do visto vencido a menos de quatro anos são dispensados da entrevista, mas podem ser convocados se assim entender o agente consular. Uma vez concedido o visto, os passaportes são entregues num prazo de dois até sete dias úteis após a data da entrevista.

Imagem meramente ilustrativa
Fonte: Departamento de Estado e Embaixada dos EUA no Brasil

 

About The Author

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Translate »