970×90

Após décadas de embargo, EUA e Cuba reatam relações diplomáticas

Obama & Castro

Depois de 53 anos de rompimento, os Estados Unidos deram um passo importante para restabelecer relações diplomáticas com Cuba. O anúncio foi feito pelo presidente Barack Obama nesta quarta-feira, num pronunciamento direto da Casa Branca.

Na terça-feira, Obama teve uma longa conversa telefônica com o dirigente cubano Raúl Castro e ambos concordaram em abrir embaixadas, o que deverá acontecer nos próximos meses. Obama afirmou também que dará fim à política obsoleta e as atitudes que fracassaram durante décadas com relação a Cuba.

O pronunciamento de Obama é o reflexo de um acordo que vem sendo tratado há um ano e meio em conversações secretas que aconteceram em grande parte no Canadá e devidamente incentivadas pelo Papa Francisco, que foi o anfitrião de uma reunião final no Vaticano. Com isto, tanto o presidente Obama, quando dirigente Raúl Castro concordaram em deixar para trás tempos de hostilidade e beligerância e construir uma nova relação entre os Estados Unidos e Cuba. No seu pronunciamento, Obama agradeceu ao Canadá e ao Papa Francisco.

Em um pronunciamento ao vivo na TV estatal cubana, Raúl Castro anunciou o reestabelecimento das relações diplomáticas com os Estados Unidos, ressaltando que o principal não foi resolvido,a firmando que Cuba tem profundas diferenças com os Estados Unidos, mas que ambas as nações querem melhorar as relações. Castro também agradeceu ao Canadá e ao Papa Francisco.

Como parte do acordo de reestabelecimento das relações diplomáticas, Cuba vai libertar 53 pessoas que são identificados como presos políticos pelos Estados Unidos e este por sua parte vão aliviar as restrições bancárias sobre as remessa de dinheiro e de viagens para Cuba, embora o embargo americano ainda esteja em vigor.

O senador Marco Rubio que é filho de cubanos (R-Fl), mostrou a indignação com a iniciativa do governo Obama ao afirmar que o presidente ‘quer satisfazer os irmãos Castro’.

About The Author

Related posts

Deixe um Comentário

Translate »