970×90

Ajuntamento de baleias na Baía de Cape Cod provoca atenção e cautela

Autoridades do Massachusetts Office of Energy and Environmental Affairs (EEA) alertam os velejadores e navegantes que um grande número de baleias em vias de extinção no Atlântico Norte estão se agregando na Baía de Cape Cod. A baleia franca do Atlântico Norte é uma das grandes baleias mais ameaçadas do mundo, com uma população de aproximadamente 550 animais.

O Estado e a lei federal exigem que os navios e aeronaves devem ficar a 500 jardas de distância das baleias francas. A lei também proíbe barcos de pesca ou de outros tipos a menos de 500 jardas de uma baleia. Os navios que se encontram num raio de 500 jardas de uma baleia devem sair da área.

Para evitar a colisão da embarcação ou emaranhamento nas redes de pesca, a Division of Marine Fisheries (DMF) insta os velejadores e pescadores comerciais para proceder com cautela, reduzindo a velocidade para menos de 10 nós, e postar vigias para evitar a colisão com estas baleias altamente ameaçadas. Os navios mais de 65 pés tem que reduzir reduzir a sua velocidade para menos de 10 nós. A Massachusetts Environmental Police aumentou as patrulhas na Baía de Cape Cod para fazer cumprir essas regras e garantir a segurança das baleias e velejadores.

As maiores concentrações de baleias estão localizados entre a Baía de Cape Cod e o canal de Duxbury e ao redor. As baleias francas chegam normalmente na Baía do Cape Cod no início de maio, mas o calendário da temporada 2015 está além do prazo máximo de padrão habitual. As baleias francas reunem-se anualmente nas águas ao largo de Cape Cod para se alimentar.

A gestão das atividades marítimas de baleias francas é parte do DMF Right Whale Conservation Program e um esforço cooperativo entre o DMF, o Provincetown Center for Coastal Studies (CCS), e o National Marine Fisheries Service que estudam e protegem baleias francas na Baía do Cape Cod.

O avistamento de baleias francas devem ser reportados imediatamente para a NOAA Fisheries – Hotline 866-755-NOAA ou a Coast Guard Channel 16. Se observar animais feridos ou enredados ligue para 800-900-3622 imediatamente e um barco de resgate será enviado para ajudar. Para mais informações, acesse o site da DMF, ou contate Erin Burke – erin.burke@state.ma.us ou 978.551-0152 ou Dan McKiernan – dan.mckiernan@state.ma.us ou 617.626-1536.

Foto da capa: Division of Marine Fisheries Massachusetts

About The Author

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Translate »