970×90

Agência faz alerta sobre recall de airbags

Airbags safe

A National Highway Traffic Safety (NHTSA) divulgou na segunda-feira, 20, um comunicado para proprietários de 11 marcas de automóveis alertando-os para que hajam imediatamente certificando-se que consertem os airbags dos seus carros.

“Precisamos que todos recebam o recado e tomem as medidas necessárias para proteger a si mesmos e suas famílias, já que estamos falando de milhões de veículos”, afirmou David Friedman, diretor da NHTSA.

O alerta foi provocado depois que um acidente de carro provocou a morte de Hien Tran – uma imigrante vietnamita que dirigia um Accord cujo airbag defeituoso explodiu e provocou ferimentos em seu pescoço. Em princípio os investigadores não entenderam as lesões em Hien, até que se depararam com uma carta da Honda pedindo insistentemente que ela levasse o seu carro a uma concessionária para reparar o airbag que tinha um defeito que poderia fazê-lo explodir. A morte de Hien foi a terceira pelo mesmo motivo provocado por airbags fabricados pela Takata, uma empresa fornecedora de autopeças japonesa.

Após a batida, o airbag do carro de Hien explodiu e os estilhaços atingiram-na no pescoço. O alerta assinado por Friedman é destinado a cerca de 5 milhões de veículos. A Honda afirmou não dispor de peças suficientes imediatamente. Já a Toyota disse que em alguns casos optaria por desativar o airbag e um alerta para que o banco do passageiro não seja usado.

Só em 2014 estão previstos recalls em mais de 50 milhões de veículos nos Estados Unidos, e os airbags fabricados pela Takata tem sido um dos maiores problemas. Em setembro o New York Times publicou que tanto a montadora Honda quanto a Takata agiram com negligência diante do problema durante anos antes de convocar os proprietários para fazer recall. Consumidores reclamaram com as autoridades e montadoras dos airbags da Takata que provocaram pelo menos 139 lesões, incluindo 37 casos de pessoas que relataram explosões dos airbags. Além das três pessoas que morreram, mais de 30 ficaram feridas.

A Honda agiu e enviou notificações de recall de acordo com a disponibilidade de peças, priorizando as áreas onde há maior umidade e ainda de acordo com a montadora pode levar semanas até que que todos os proprietários recebam as notificações, sendo que aproximadamente 2,8 milhões de carros estão afetados pelo comunicado de segunda-feira.

Já a Toyota tem 844 mil veículos afetados pelo mesmo comunicado e a montadora anunciou que entrou em contato com cerca de 247 mil proprietários na região do Golfo do México, e que se a quantidade de airbags não forem suficientes existe a possibilidade de que os dispositivos sejam desativados, além de um aviso para que o banco do passageiro não seja usado.

O defeito consiste num propulsor que deveria queimar imediatamente e produzir gás para inflar o airbag, mas que explode com força demasiada e pode ocasionar o rompimento do invólucro disparando fragmentos de metal contra o motorista. A Takata fez testes nos airbags que foram devolvidos, o que provocou o alerta emitido pela NHTSA na segunda-feira. As regiões de alta umidade como a Flórida são propícias para a explosão do propulsor dos airbags.

O comunicado cita as montadoras Nissan, Mazda e BMW sem especificar a quantidade de veículos que devem se submeter ao recai do airbag. Recentemente a Chrysler, Ford, Mitsubishi e Subaru fizeram recalls em airbags fabricados pela Takata. A NHTSA informou que outras montadoras serão incluídas no alerta.

Informações úteis
– Mantenha o seu endereço junto às montadoras atualizado
– Não ignore as cartas e os avisos que as montadoras enviam
– Se não souber ler em inglês peça alguém que leia para você
– As montadoras disponibilizam nos seus sites campos específicos para informações sobre recall dos seus respectivos modelos, mesmos os mais antigos
– Na dúvida vá a uma concessionária da marca do seu veículo e peça informação sobre recall
– Se não tiver as informações técnicas do seu carro ou o manual, acesse o site da montadora
– Não coloque a sua vida e nem dos seus passageiros em risco

Sites das montadoras onde pode se obter informações sobre recalls
Clique sobre os nomes das marcas para ser direcionado para o link onde há informação sobre seu veículo
Honda
Acura
Outros equipamentos da Honda
Toyota, Lexus e Scion
Subaru
Nissan
Mazda
BMW
Chrysler, Dodge e Fiat
Ford, Lincoln e Mercury
Mitsubishi
Kia
Mercedes-Benz
GM
Land Rover

Imagem dos airbags é meramente ilustrativa

About The Author

Related posts

Deixe um Comentário

Translate »