970×90

A origem do Labor Day

Labor Day

No fim do século, 18 a classe trabalhadora em Chicago exigia dos patrões redução da jornada de trabalho para oito horas; aumento de salário e melhores condições de trabalho. Não foram atendidos e saíram as ruas para protestar e foram reprimidos com violência pela polícia. Estes protestos aconteceram no dia 1º de maio de 1886. No dia cinco de maio eles voltaram às ruas e foram novamente reprimidos.

Oito líderes do movimento foram presos, quatro operários foram mortos e outros três condenados a prisão perpétua.

A opinião pública mundial pressionou as autoridades americanas e um novo julgamento foi realizado em 1888, e os três condenados tiveram as suas sentenças canceladas e foram soltos.

No ano seguinte o Congresso Operário Internacional, que se reuniu em Paris, decretou o 1º de maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, sobretudo, para representar um dia de luta e de luto, e em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a tão sonhada jornada de trabalho de oito horas diárias. Para fugir da sombra do comunismo na Guerra Fria, o governo determinou que nos Estados Unidos o dia do trabalho – Labor Day – fosse comemorado no dia três de setembro, data que é celebrada na primeira segunda-feira do mês de setembro.

Um marco na história do sindicalismo americano é Jimmy Hoffa, que decidiu enfrentar o forte capitalismo e tirou dos patrões vantagens jamais vistas na história do trabalhismo nos Estados Unidos para os seus caminhoneiros. No entanto, os métodos de Hoffa eram pouco ortodoxos e ao mesmo tempo em que ele tinha o respeito e a adoração da sua classe, era odiado e detestado na mesma proporção pelo patronato. Hoffa foi inquirido pela justiça, condenado e cumpriu pena e anos depois sumiu misteriosamente junto com um assistente, mas deixou o legado de ter construído o maior sindicato do mundo, baseado em Detroit, o berço da indústria automobilística na América.

Texto: Jehozadak Pereira. Foto: reprodução redes sociais

About The Author

Related posts

Deixe um Comentário

Translate »