970×90

A importância do detectores de monóxido de carbono

No dia de Natal, os brasileiros Adair Sales e Aparecida Silva foram encontrados mortos no apartamento onde moravam, por inalação de monóxido de carbono (CO). Todos os anos, principalmente durante o inverno são milhares de casos de intoxicação por CO e a partir de março de 2006, tornou-se obrigatório em todo o Estado de Massachusetts a instalação em todas as residências de alarmes e detectores de monóxido de carbono (CO). A expectativa de vida destes alarmes é de 5 a 7 anos, dependendo da marca e do modelo e precisam ser substituídos.

O monóxido de carbono (CO) é perigoso?
O monóxido de carbono é conhecido como o ‘Assassino Invisível’, porque é um gás venenoso que não tem cor, sabor ou odor. Sua inalação faz com que as pessoas tenham náuseas, tonturas, dor de cabeça e sinta-se cansadas como se estivessem gripadas. O CO remove o oxigênio da corrente sanguínea lentamente provocando o sufocamento e envenenando o corpo.

Qual é a origem do monóxido de carbono?
Aquecedores são a principal causa de incidentes com CO. Também podem ocorrer a partir de calefadores de água quente, fogões a gás a carvão, secadores a gás, churrasqueiras a gás, lareiras, carros, cortadores de grama, geradores que funcionam em garagem mesmo que tenham a porta aberta. Um grande número de incidentes com CO acontece entre os meses de novembro e fevereiro das 5 Pm às 10 AM. É neste período que a maioria dos equipamentos de aquecimento está sendo usada, principalmente nas casas e residências.

Jamais use um gerador dentro de casa ou de qualquer ambiente fechado, mesmo que tenha ventiladores funcionando.

Colocação, compra e manutenção de alarmes de monóxido de carbono
O Estado de Massachusetts exige que alarmes e detectores de CO sejam instalados em todos os níveis da casa, incluindo basement e sótãos. Siga as instruções que vêm com o gerador. Instale a unidade do lado de fora e longe de portas, janelas e ventilações que possam permitir que o monóxido de carbono passe para o interior.A instalação de detectores em imóveis alugados deve ser por conta dos proprietários. Cada unidade da habitação onde possa haver uma fonte de monóxido de carbono deve ter um detector instalado.

Esteja atento ao prazo de validade dos detectores e alarmes de CO cujo prazo de validade variam de 5 a 7 anos. Para evitar riscos desnecessários, troque-os a cada período de 5 anos. Verifique as baterias dos aparelhos regularmente.

Em 2014, os Bombeiros de Massachusetts atenderam pouco mais de 15 mil incidentes com CO, dos quais mais de 4 mil casos tiveram a confirmação de que havia monóxido de carbono nos ambientes.

Na dúvida se sua residência ou ambiente está contaminado com CO, saia imediatamente e acione os Corpo de Bombeiros, polícia ou a defesa civil da sua localidade. Abra as portas e janelas e deixe circular o ar. É importante que a origem e a fonte do CO seja detetada e os reparos necessários sejam feitos imediatamente e só retorne ao ambiente depois que as autoridades certificarem que tudo esteja liberado e livre da contaminação de CO.

Para saber mais sobre o monóxido de carbono, clique aqui.

Texto: Jehozadak Pereira com informações do Executive Office of Public Safety and Security – Public Safety Carbon Monoxide Safety. Imagem meramente ilustrativa

About The Author

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Translate »